Autores Maranhenses e Paraenses
A criatividade fala mais alto: valorização & divulgação das duas regiões
   Escritores Maranhenses e Paraenses      Edvan Brandão Jr e a palestra anatomia do cinema
Publicado em 03/2016

Edvan Brandão Jr e a palestra anatomia do cinema

 

Sim é isso mesmo o que você leu: anatomia do cinema... OK!

 

Sinta-se como se você dissesse para você mesmo:

— Eu amo cinema por esse motivo tive a curiosidade de chegar até aqui. Agora me apresente bons motivos para participar da palestra!

 

A palestra está direcionada:

 

PARA QUEM NÃO SE CONTENTA EM APENAS AMAR O CINEMA, E POR ISSO GOSTARIA DE ENTENDÊ-LO AINDA MELHOR...

 

A Palestra “Anatomia do Cinema: a Arte de Dissecar um Filme” será voltada para o grande público, especialmente pessoas que preservam alguma inclinação afetiva para o lado do Cinema, e que desejam expandir a magnitude da sua experiência pessoal com os filmes, abandonando a condição de público passivo (aquele que apenas reage emocionalmente ao filme e lhe atribui significados arbitrários) e permitindo-se acatar o nobre papel de expectador crítico (o sujeito que possui ferramentas teóricas para explorar com razão e sensibilidade o argumento de um filme, potencializando o apelo de suas emoções e convertendo-as numa experiência intelectual concreta).

 

O percurso didático da Palestra foi elaborado com o intuito de apresentar para o ouvinte o seu primeiro contato com uma abordagem acadêmica e artisticamente mais refinada de compreender o Cinema. Muito mais do que instruir o público, através do conhecimento de conceitos essenciais sobre o assunto, a discussão irá servir de inspiração para exaltar a dignidade do seu amor latente pela sétima arte.

 

No geral, a Palestra terá o formato de Oficina, apresentando uma discussão teórica repleta de exemplos ilustrativos, para facilitar o aprendizado e torná-lo mais agradável. Por último, haverá um componente essencialmente prático, em que o palestrante exercitará com a turma todos os conceitos previamente trabalhados, a partir da análise de um curta metragem especialmente selecionado para sedimentar vigorosamente as informações.

 

Definitivamente, o objetivo da palestra/oficina não é formar Críticos de Cinema, mas sim oferecer o caminho para cinéfilos em construção tornarem-se espectadores mais atentos, esclarecidos e sensíveis.

 


>> PROMOÇÃO: Se você adquirir um dos primeiros 50 ingressos (todos são numerados),

no dia do evento bastará você apresentar o seu ingresso para ganhar um delicioso 

James Brownie recheado (sabor casadinho ou brigadeiro) para ser degustado 

no intervalo da palestra. Portanto, aproveite e garanta já o seu ingresso

(para reservar a cortesia do seu lanche!).


 

A IMPORTÂNCIA DA PALESTRA PARA OS ACADÊMICOS DE MEDICINA... (Entre outros profissionais, ocupados em compreender a complexidade existencial da condição humana)

 

A maneira como a palestra contempla o debate teórico da interface entre Cinema, Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise, é inédito na comunidade acadêmica do Pará e intelectualmente provocante na sua abordagem discursiva. Respeitando suas limitações, este projeto é um esforço erudito e retórico para conciliar a função instrutiva da Ciência com a inspiração reveladora da Arte.

 

O título “Anatomia do Cinema: A Arte de Dissecar um Filme", supera a aparente superficialidade do jogo de palavras médico, estando relacionado a uma metáfora muita mais densa e peculiar. A maioria dos acadêmicos concebe que a Medicina seja a arte de estudar e compreender o corpo... não estão errados, porem a sua concepção está incompleta. Afinal, o exercício integral da Medicina compreende abarcar o funcionamento do corpo, o conhecimento da mente e o significado das relações sociais do indivíduo. O modelo Biomédico (aquele centrado exclusivamente na doença e nos sintomas) já está defasado, e não é de hoje: começou a manifestar sua falência no final do século XIX, morreu no século XX e foi sepultado a sete palmos no século XXI. Hoje o que floresce é o modelo de saúde biopsicossocial; muito mais abrangente, porque incorpora o modelo biomédico e também o transcende.

 

Desta forma, todos nós sabemos que a maneira tradicional e secular de estudar o corpo humano é através da Anatomia, uma disciplina que só pôde florescer efetivamente depois do século XVI, a partir da era renascentista, com os estudos clássicos de dissecação da anatomia humana (que envolve desde o artista Leonardo da Vinci até o médico André Vesalius), que ajudaram a catapultar o avanço da medicina a partir do estudo fidedigno do corpo (basta lembrarmos que, antes disso, dissecar o corpo humano era condenável pela Igreja por ser considerado um ato sacrílego). Sendo assim, todos sabem que a Anatomia consiste na arte de dissecar o corpo para fins de estudo, de modo que um cadáver sistematicamente dissecado é o melhor laboratório para se estudar a morfologia do Corpo humano.

 

Perfeito. Mas alguém já se perguntou qual o laboratório que representa o equivalente funcional para o estudo da mente? Pois bem, este laboratório também existe, ele é chamado de "Cinema"... A Arte capaz de nos proporcionar o contato com experiências fictícias enfaticamente inspiradas nos enfrentamentos cotidianos do mundo real, o Cinema permite que o indivíduo especule sobre as relações de causa e efeito inseridas na dinâmica social, a partir do olhar de um observador externo que nos proporciona um distanciamento seguro e uma proximidade reflexiva (tal como a relativa posição de um cientista durante a condução de um experimento). Através do Cinema podemos testar desafios e prever consequências. O Cinema nos exige a capacidade de estabelecer vínculo emocional com os personagens fictícios, o que por tabela nos condiciona a construir empatia pelos “personagens do mundo real”, isto é, as outras pessoas (YOUNG, 2012).

 

Para aprendermos sobre o corpo humano necessitamos de dados científicos observacionais, entretanto, defendo a tese de que precisamos recorrer à arte como esforço intelectual para desbravarmos a dimensão psicológica do sujeito, o seu comportamento e a dinâmica pela qual ele se insere socialmente. A Ciência é o principal modo de articular a razão, enquanto que a Arte é o meio mais eficaz de comunicarmos simbolicamente os nossos sentimentos. A Ciência nos permite entender a relação do homem com o mundo (e o nosso corpo é parte desse mundo), enquanto que a Arte nos permite compreender a nossa relação com a Vida (e a nossa mente se projeta existencialmente como um fenômeno abstrato da vida, capaz de reagir ao mundo real e ao mesmo tempo transformá-lo). A Ciência nos ensina, fundamentalmente, através de fatos. Enquanto que a principal forma da Arte nos instruir e através do aperfeiçoamento da técnica narrativa de contar histórias, ou seja, a dramatização de ideias. Neste contexto, o Cinema se apresenta como a mais moderna e complexa forma de expressão artística. Sendo capaz de arregimentar todas as outras formas de expressão que o precederam, e ao mesmo tempo compor uma linguagem própria que o torna singular.

 

Portanto, o profissional de saúde da área médica que busca uma formação humanista, e que por isso tenha intenção de investigar a esfera psíquica e social do indivíduo, necessitará de alguma compreensão teórica e estética do Cinema (o laboratório da mente), como uma disciplina indispensável para a sua atualização profissional.

 

Dito isto, o objetivo da palestra é transmitir um corpo de informações que permitam a compreensão universal do Cinema como um objeto de estudo, a partir de uma introdução aos conceitos de Teoria e Linguagem Cinematográfica.

 

 

UM INVESTIMENTO PARA A VIDA...

 

A oportunidade é incrível, pagando abaixo do valor de um Ingresso de Cinema você terá a chance de revolucionar permanentemente a sua perspectiva sobre o assunto, ou, no mínimo, aprender muito mais do que já sabe. A partir deste investimento, o dinheiro e o tempo que você gasta com Cinema será rigorosamente valorizado, pois você não estará apenas obtendo entretenimento banal dos filmes, vai estar pagando e dedicando tempo para extrair conhecimento de um objeto de arte, podendo inclusive se divertir, digamos, de maneira mais esclarecida e intelectualmente regozijante.

 

Em suma, a medida que você conhecer mais sobre Teoria e Linguagem do Cinema e desenvolver a habilidade de analisar filmes com a devida propriedade, cada centavo que você pagar no ingresso de uma sessão ou cada minuto de sua vida investido num filme, estará lhe oferecendo muito mais em troca do que você poderia imaginar! Indo mais além, a redescoberta crítica do Cinema é capaz de nos proporcionar conhecimento acadêmico e filosófico impagáveis: envolver-se intelectualmente com os filmes nos oferece a capacidade de encarnar diferentes vidas (num intervalo de aproximadamente 2 horas), e assim, extrair uma boa dose de sabedoria existencial de cada uma delas.



>> PROMOÇÃO: Se você adquirir um dos primeiros 50 ingressos (todos são numerados), no dia do evento bastará você apresentar o seu ingresso para ganhar um delicioso James Brownie recheado (sabor casadinho ou brigadeiro) para ser degustado no intervalo da palestra. Portanto, aproveite e garanta já o seu ingresso (para reservar a cortesia do seu lanche!)

 

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O PALESTRANTE, CLIQUE AQUI: EDVAN BRANDÃO JR.

 

Os ingressos poderão ser adquiridos exclusivamente na Livraria FOX, localizada na Trav. Dr. Moraes 584 (no Bairro de Batista Campos, entre as Ruas Conselheiro e Mundurucus). Aberto todos os dias das 09hs às 21hs. Tel: 4008-0007

 

A palestra será realizada na Computer Hall, um dos principais centros de convenção de Belém, onde você poderá contar com conforto e segurança, além do estacionamento próprio, acesso por elevador social e lanchonete própria. Endereço: Computer Hall (3º piso), rua Antônio Barreto nº 1176 (Umarizal), entre 9 de Janeiro e Alcindo Cancela.